
Centro de Documentação e Memória da Obstetrícia
Brasão
A criação do brasão se deu em 2006 quando alunos do curso de Obstetrícia precisavam de jalecos para os estágios e gostariam que tivesse o brasão para bordar. A Profª Drª Dulce Gualda mostrou a eles um anel que ela recebeu em sua graduação e esse anel, foi a inspiração dos alunos para desenhar o brasão de Obstetrícia. Inicialmente, esse era o brasão do curso, feito pelo aluno Marcel Robledo Queiroz.
Esse é o nosso brasão atual, símbolo que representa o curso de Obstetrícia da USP. O símbolo no centro é um estetoscópio de Pinard, um objeto utilizado pelas antigas parteiras para auscultar os batimentos cardíacos fetais.
Ele ainda é item indispensável para um profissional que realiza partos, pois em uma emergência, na ausência de eletricidade, o sonar fica indisponível e esse estetoscópio pode salvar vidas. A cobra que o rodeia significa a sabedoria e o processo saúde-doença, pois de seu veneno é que se faz o antídoto. E não podemos esquecer que ela troca de pele periodicamente, o que simboliza a renovação. Esse também é o significado da frase em latim, de autoria da Profª Drª Ruth Osava, que significa “Não novo, mas feito de uma nova forma”, o que remete ao fato do curso de Obstetrícia ter existido há cerca de 30 anos, sendo agora reeditado pela EACH. O nosso brasão é verde, cor oficial do curso, que simboliza a saúde.
Verde também é a cor da nossa pedra, a esmeralda, que pode ir no seu anel de formatura, com o estetoscópio de Pinard de um lado e a cobra do outro, em ouro amarelo adornado com ouro branco.
Texto: Marcel Robledo Queiroz.


